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mensagem e reflexão
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  LIÇÃO Nº 21 - 22 DE NOVEMBRO

TEMA: O SENHOR FALA A JEREMIAS ATRAVÉS DA QUEBRA DE VASOS

TEXTO BÁSICO: JEREMÍAS 19. 1-15

Assim disse o SENHOR: Vai, e compra uma botija de oleiro, e leva contigo alguns dos anciãos do povo e alguns dos anciãos dos sacerdotes;
E sai ao Vale do Filho de Hinom, que está à entrada da porta do sol, e apregoa ali as palavras que eu te disser;
E dirás: Ouvi a palavra do Senhor, ó reis de Judá, e moradores de Jerusalém. Assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel: Eis que trarei um mal sobre este lugar, e quem quer que dele ouvir retinir-lhe-ão os ouvidos.
Porquanto me deixaram e alienaram este lugar, e nele queimaram incenso a outros deuses, que nunca conheceram, nem eles nem seus pais, nem os reis de Judá; e encheram este lugar de sangue de inocentes.
Porque edificaram os altos de Baal, para queimarem seus filhos no fogo em holocaustos a Baal; o que nunca lhes ordenei, nem falei, nem me veio ao pensamento.
Por isso eis que dias vêm, diz o Senhor, em que este lugar não se chamará mais Tofete, nem o Vale do Filho de Hinom, mas o Vale da Matança.
Porque dissiparei o conselho de Judá e de Jerusalém neste lugar, e os farei cair à espada diante de seus inimigos, e pela mão dos que buscam a vida deles; e darei os seus cadáveres para pasto às aves dos céus e aos animais da terra.
E farei esta cidade objeto de espanto e de assobio; todo aquele que passar por ela se espantará, e assobiará por causa de todas as suas pragas.
E lhes farei comer a carne de seus filhos e a carne de suas filhas, e comerá cada um a carne do seu amigo, no cerco e no aperto em que os apertarão os seus inimigos, e os que buscam a vida deles.
Então quebrarás a botija à vista dos homens que forem contigo.
E dir-lhes-ás: Assim diz o Senhor dos Exércitos: Deste modo quebrarei eu a este povo, e a esta cidade, como se quebra o vaso do oleiro, que não pode mais refazer-se, e os enterrarão em Tofete, porque não haverá mais lugar para os enterrar.
Assim farei a este lugar, diz o Senhor, e aos seus moradores; sim, para pôr a esta cidade como a Tofete.
E as casas de Jerusalém, e as casas dos reis de Judá, serão imundas como o lugar de Tofete, como também todas as casas, sobre cujos terraços queimaram incenso a todo o exército dos céus, e ofereceram libações a deuses estranhos.
Vindo, pois, Jeremias de Tofete onde o tinha enviado o Senhor a profetizar, se pôs em pé no átrio da casa do Senhor, e disse a todo o povo:
Assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel: Eis que trarei sobre esta cidade, e sobre todas as suas vilas, todo o mal que pronunciei contra ela, porquanto endureceram a sua cerviz, para não ouvirem as minhas palavras.
Jeremias 19:1-15

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A parábola do Bom Samaritano

LC Ele, porém, querendo justificar-se, perguntou a Jesus:

– E quem é o meu próximo?

Jesus, prosseguindo, disse:

– Um homem descia de Jerusalém a Jericó e caiu nas mãos de salteadores, os quais o despojaram e, espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto.

Casualmente, descia pelo mesmo caminho certo sacerdote. E vendo-o, passou de largo. De igual modo também um levita chegou àquele lugar, viu-o, e passou de largo. Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou perto dele e, vendo-o, encheu-se de íntima compaixão. E, aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando nelas azeite e vinho. E pondo-o sobre a sua cavalgadura, levou-o para uma estalagem e cuidou dele. No dia seguinte tirou dois denários, deu-os ao hospedeiro e disse-lhe: Cuida dele; e tudo o que gastares a mais, eu te pagarei quando voltar. Qual, pois, destes três te parece ter sido o próximo daquele que caiu nas mãos dos salteadores?

Respondeu o doutor da Lei:

– Aquele que usou de misericórdia para com ele.

Disse-lhe, pois, Jesus:

– Vai e faze tu o mesmo.

Notas do Autor: LC 10:29-37

CAIU NAS MÃOS DE SALTEADORES. A parábola se torna ainda mais contundente quando já sabemos que os salteadores são aqueles que sobrecarregam as pessoas com ordenanças religiosas e preceitos de homens, com o objetivo de saqueá-las. Ainda que a pessoa esteja à beira do único “Caminho”, encontra-se caída e quase morta.

CASUALMENTE... CERTO SACERDOTE... UM LEVITA. Na época de Jesus, enquanto o sacerdote ministrava a parte espiritual, o levita cuidava da parte material do Templo. Ambos observavam vários rituais de purificação. A Lei dizia que, se alguém tocasse em alguém com fluxo de sangue ou feridas, se tornaria “imundo”. Deveria banhar-se, lavar suas vestes e seria “imundo até a tarde” (Lv 15:2-7). O sacerdote e o levita preferiram continuar “puros”, a socorrer o semelhante. O ritual religioso prevaleceu sobre o segundo maior mandamento.

MAS UM SAMARITANO. A prova de que Jesus não guardou nenhum ressentimento ou mágoa contra o povo samaritano é que, quase em seguida à Sua rejeição, Ele contou esta parábola que associou, eterna e mundialmente, o samaritano ao mais belo ensinamento sobre o amor ao próximo.

QUE IA DE VIAGEM, CHEGOU PERTO DELE E, VENDO-O, ENCHEU-SE DE ÍNTIMA COMPAIXÃO.Quem é o Samaritano que ia de viagem, viu o caído, chegou perto e Se encheu de íntima compaixão? Quem levou sobre Si todas as nossas dores e enfermidades? Quem pagou o preço antecipado por todos os que sofrem e voltará um dia para pagar ao “hospedeiro” a justa recompensa? É Jesus, a quem eles já haviam xingado de“samaritano” (Jo 8:48).

QUAL, POIS, DESTES TRÊS TE PARECE TER SIDO O PRÓXIMO? O doutor da Lei deveria responder: “o samaritano”. Porém o orgulho, aliado ao ódio e preconceito contra o samaritano, fez o doutor da Lei se contorcer e dizer, de maneira indireta: “aquele que usou de misericórdia” (Lc 10:37). Do mesmo modo que o doutor da Lei não quis confessar e reconhecer o samaritano, porque isto iria contra a convicção religiosa dos judeus, assim também eles não quiseram confessar e reconhecer Jesus como Messias. Em Israel, até hoje, Jesus é considerado um deus pagão: apenas 6% da população é formada de cristãos e, destes, a maioria é de estrangeiros que vivem em Israel.

VAI E FAZE TU O MESMO. Da mesma maneira que Ele, o Bom Samaritano, fez, assim também nós devemos fazer. Fica também o ensinamento de que “santidade” sem amor ao próximo é apenas religiosidade estéril.